quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tecnologia: evolução ou consumismo desmedido?

Assista ao vídeo antes de continuar a ler.


John Naisbitt nos fala sobre isso em seu livro High Tech, High Touch. Atualmente produzimos tecnologia vorazmente, impedindo que tais traquitanas venham a tocar nossas almas. Ter um telefone, nos meus tempos de criança, era um sonho, uma conquista. Uma eletrola, os discos de vinil, as câmeras fotográficas "caixotinho", o rádio de pilhas, que maravilha!

A era do descartável pôs tudo a perder. Ninguém sentirá saudade do CD, já superado como suporte pelos arquivos depositados na nuvem ou pelos minúsculos pen drives. O que dizer dos cobiçados walkmen se comparado à miniaturização dos Ipods? Cada vez menor, mais rápido... mais rapidamente descartável. Evolução ou simples consumo?

Concordo com a visão do junguiano James Hillman: precisamos de um "anima mundi", um mundo com alma. Ou as pessoas se tornarão meros zumbis...

Posted via email from Motiv@ção

3 comentários:

  1. Verdade Regina! Precisamos de um "anima mundi" urgentemente...Mas creio que não seja culpa das crianças de hoje, e sim de nós, pais e mães preocupados com que eles não fiquem para trás de nenhuma forma de tecnologia. Nós os expomos a tudo que há de mais novo, em vez de mostrarmos o milagre do Sol, das chuvas que molham as plantas, as árvores, o canto dos pássaros que nem mais escutamos pelo enorme barulho do tráfego urbano. É um grande ciclo vicioso e não sabemos como sair dele, infelizmente. Parabéns pelo post. beijocas ;)

    ResponderExcluir
  2. Sim, Gisele, realmente as crianças não têm culpa. Culpado é o consumismo instaurado em suas cabecinhas desde cedo. Precisamos dar o primeiro passo, resgatando valores antigos como o da conservação e manutenção. Nem tudo que reluz é ouro, diz o velho ditado. E as novidades brilhantes nas telas não trazem riqueza nem felicidade. Bjks, grata pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é para fazer churrasco [2]
    :) LOL

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!