sexta-feira, 12 de março de 2010

Geraldão: órfão como todos nós

Violência em Osasco e mais um talento ceifado. Desta vez, o cartunista Glauco, de talento raro e humor cáustico, retratado em suas críticas sociais através do comportamento bizarro de seus personagens, sendo Geraldão o mais popular entre eles.

Há tempos venho apontando as mídias - em especial as grandes redes - como verdadeiras escolas do crime. Na frenética luta pelos índices de audiência, cada uma delas procura detalhar amiúde as estratégias e os requintes de crueldade da ação dos bandidos.

Penso que ao cidadão de bem, pouco interessa como os traficantes conseguem driblar cães farejadores no aeroporto embrulhando drogas em certos recipientes nunca dantes imaginados; ou como preparar um cativeiro ou transformar um objeto comum em arma letal. Entretanto, para a mente doentia e pouco criativa de pequenos contraventores, o fascínio que o poder da maldade exerce sobre eles ganha, nesse detalhamento, uma série de adeptos que, aos poucos, vão praticando os delitos conforme bem explicadinhos nos jornais e na televisão.

É sabido que a prática leva à perfeição. Lembro-me dos sequestros-relâmpago: primeiro eram cuidadosamente estudados e praticados com o objetivo de extorquir altas quantias de vítimas selecionadas. Mas, divulga daqui e de lá, os meliantes "menos preparados" passaram a usar a fórmula contra o primeiro que lhes aparecer pela frente, culminando, dia desses, com o sequestro-relâmpago de uma ambulante que vendia café-de-garrafa-térmica com pedaços de bolo caseiro numa esquina da elegante avenida República do Líbano.

Acredito que essa estratégia de divulgação tem por objetivo manipular a massa no sentido de nos fazer acreditar que virá um "Salvador" - seja político, seja pensador, seja mecenas.
Não há palavras para este estado de pobreza intelectual a que somos expostos diariamente. Os recortes da mídia privilegiam a miséria, a ignorância e a violência. E, é sabido, violência gera violência. Os heróis brasileiros, além dos BBB (como proclamados por Pedro Bial) são bandidos qu têm seus nomes eternizados - Marcola, Champinha, Suzane Richtoffen, Igor Ferreira da Silva -, só para recordar alguns...

Creio que as redes sociais são boas para compartilharmos nossos sentimentos de indignação e também nossos ideais por um mundo melhor. Acredito ser necessário nos valermos desses meios para divulgar ideias construtivas, para ajudar a tirar as pessoas desse cenário de lama e miséria que nos esfregam na cara diariamente através da seleção das piores e mais alarmantes notícias.

Vamos fazendo a nossa parte; acredito que a mudança individual, a partir da preservação da própria sanidade e análise crítica, causa efeitos rumo à grande mudança.

Posted via email from Comunic@ção

2 comentários:

  1. É Regina, infelizmente mais um talento é ceifado brutalmente. Existem diversas versões para o crime, mas tudo indica que o criminoso conhecia a família e já foi identificado e o que motivou do crime foi que Glauco tentou evitar o suicídio do criminoso.
    bom fim de semana, bjs

    ResponderExcluir
  2. Que louca anda esta nossa "civilização", não, Valter? Grata pela colaboração. Bjks!

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!