segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Facebook: vale a linguagem falada ou a escrita?


Dúvida apresentada por meu amigo "virtual" Jacintho Cardoso, de Recife:
"Regina, li ontem em um jornal, que estamos aqui, no Facebook, exagerando nos pontos de exclamação. Palavras às vezes com cinco, seis exclamações, etc.

Não foi uma opinião do jornal, mas de um jornalista. Será que estamos?

Gosto do FB, até porque voltei a escrever, fazia tempo que não escrevia publicamente. Dava pareceres, já fui auditor, coisa quase padronizada. Pretendo estudar a nova ortografia da língua portuguesa. Acho importante valorizar nossa língua. Que acha disso tudo? Para mim uma opinião valiosa! Bjs!"

O questionamento me honrou e me levou a refletir sobre o tema. Pedi licença ao amigo para aproveitar nossa conversa virtual e tranformá-la num post. Eis a minha resposta:

"Oi, Jacintho! A meu ver, aqui no Facebook, a linguagem é mais coloquial e emocional. Cabem as exclamações (há várias interjeições quando falamos, não é mesmo?), as reticências, as onomatopeias (que, acredito, já não têm acento... rs...) e outras "barbaridades" que não cabem nos textos formais e, às vezes, nem mesmo na literatura. Isto aqui é um bate-papo, especialmente nas conversas mural-a-mural - linguagem falada. Já nas notas, podemos caprichar mais, pois são mais longas, nos oferecem mais tempo para refletir, como na elaboração de um texto comum - linguagem escrita. O que for mais sério e bem pensado, pode ser postado num blog e compartilhado resumidamente através de um link. Bjks!"

Assim funcionam as redes sociais, aproximando as pessoas e alimentando discussões instigantes e produtivas. Cabe lembrar que a mesma delicadeza e cordialidade empregadas no mundo real devem ser estendidas para o mundo virtual, ok?

Então, salvo os costumeiros erros de digitação, desde que não escrevamos "exemplo" com "z", "precaução" com dois "s" e outras adaptações que não considero justificáveis, no correr das páginas facebookianas creio que vale o falado. Estou certa ou estou errada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!