quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

10 atitudes para 2010: 5 - Cuidar do próprio lixo

Um simples gancho de pressão fixado próximo à sua lixeira pode ser um grande aliado para a separação de seus resíduos, facilitando o processo da reciclagem. Dados divulgados recentemente apotnam que cada brasileiro gera um quilo de lixo por dia; a quantidade dobra em se tratando dos americanos.

No Brasil, o lixo é considerado "rico". Somos os campeões mundiais na reciclagem de latas de alumínio, aproveitando cerca de 96,5% do descarte. Culinaristas e nutricionistas vêm se empenhando na elaboração de receitas criativas que aproveitem o que antes era desperdiçado: cascas, sementes, bagaços. Além disso, o lixo nosso de cada dia se reverte também em cidadania - são 600 cooperativas cadastradas em todo país, que reúnem cerca de 40 mil catadores regularizados. Segundo o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), entretanto, contando com os informais o número alcançaria a casa dos 800 mil.

Pensando nesses números e optando por uma atitude cidadã, não custa muito separar o lixo orgânico do reciclável - metal, papel, madeira e plástico - que pode ser coletado conjuntamente, já que os recicladores são as pessoas mais habilitadas para classificar e separar os materiais. Se o seu prédio ou rua ainda não adotou a coleta seletiva, lembre-se que muitos supermercados e outros pontos comerciais possuem contâineres especiais para receber o lixo separado.

Adote esta ideia para o ano todo e perceba que é póssível construir cidadania a partir de pequenos mas significativos gestos.

Posted via email from Motiv@ção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!