terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Em busca da felicidade

Ontem assisti na TV ao belo filme Em busca da felicidade, com o talentoso Will Smith, que contracena com seu próprio filho, Jaden Christopher. A comovente história do pai abnegado que parece fadado ao fracasso e luta com todas as forças para garantir a própria subsistência e a de seu inocente filho, tem um final emocionante e vale a pena ser vista (ou revista).
Muitas vezes, o personagem Chris Gardner questiona o modelo americano de felicidade alicerçado em pensadores como Stuart Mill e Jeremy Benthan. Na Antiguidade, Aristóteles também defendia a idéia de que todo ser humano merece ser feliz. Mas o american way of life não é para todos, ao contrário da ideia que Hollywood costuma nos vender.
Abnegado, disciplinado, comendo o pão que o diabo amassou, Chris é posto à prova sob toda forma de discriminação por pertencer a várias minorias - ele é negro, não tem formação superior e encontra-se em estado de extrema pobreza, prestes a decretar a própria falência, o que lhe vale o descrédito da própria mulher, que o abandona, cansada da série de fracassos por ele enfrentados. A superação que coroa seus esforços chama a atenção e arranca lágrimas, mas me fez questionar: precisava ser assim? Haveria um caminho mais ameno e equilibrado, sem tanto desespero e correria? A verdade é que, quando se está no olho do furacão, parece bem difícil encontrar uma saída.
O que mais me fez refletir sobre o filme foi a solidão do protagonista, sua invisibilidade social, a falta de alguém com quem contar, a carência de abraços e de palavras de incentivo, tão necessários para que superemos as adversidades. Tendo vindo de tantos encontros felizes de final de ano compartilhados com amigos de várias épocas da vida, percebo que a amizade é, de fato, uma grande riqueza. E como qualquer outra, precisa ser cultivada e conquistada.
Por isso, hoje me dediquei a ligar e escrever para alguns amigos distantes. Talvez seja boa ideia ver o filme; ou, melhor ainda, rever, conversar e abraçar pessoas queridas, o que acha? Abracinho de 1' pra você!

Posted via email from Motiv@ção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!