sábado, 16 de fevereiro de 2008

BarCamp, a saideira...

Puxa... tá acabando... Mas ainda dá tempo de mostrar o que rolou, rola e ainda vai rolar nas arenas do Campus Party. A começar pelo que está por vir e que ainda vale a pena acompanhar...

Hoje, às 16h, na área BarCamp, a professora Juliana Prado Uchôa propõe um "Debate sobre propostas de projetos que devem e podem ser realizados pós-Campus Party". Casualmente, Juliana foi uma de nossas entrevistadas na tarde de ontem e criticava exatamente o fato de não ter conseguido participar até então desses encontros.

"Campus Party é muito mais que uma Lan House gigante!", afirma Juliana.

Foto: Regina Azevedo

Para quem não sabe do que se trata, BarCamp se apresenta como uma proposta de "desconferência". Até agora esse termo não me convenceu; primeiro porque, a mim, parece mais uma ampla discussão: o fato de não haver um conferencista em destaque para levar a termo um assunto, mediante o qual todos expõe suas opiniões, e as propostas de temas serem livres, não caracterizam novidade. A meu ver, trata-se apenas de uma conversa no melhor estilo democrático, focada nos interesses particulares dos proponentes inscritos.

De acordo com a retórica clássica, recuperada por Chaïn Perelman, há notável diferença entre debate e discussão, pois, "no debate, cada interlocutor só aventaria argumentos favoráveis à sua tese e só se preocuparia com argumentos que são desfavoráveis para refutá-los ou limitar-lhes o alcance" enquanto que, na discussão, "os interlocutores buscam honestamente e sem preconceitos a melhor solução de um problema controvertido". Creio ser esta última a proposta do BarCamp.

Se alguém puder me ajudar a esclarecer melhor como funciona o BarCamp na prática, vai colaborar com nossa intenção de agregar a melhor informação possível aos leitores deste blog. Brigadão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!