segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Eu recomendo... Retrato de uma época por R$1,00... ou menos!!!

Às vésperas de iniciar a maratona Campus Party, Mauro e eu encontramos tempo para um espetáculo teatral que nos foi recomendado pela querida amiga Silvia Galant, do Café PiuPiu. E assim nos bandeamos, em pleno domingo-debaixo-de-chuva, para o Teatro Laboratório da tradicional EAD, Escola de Artes Dramáticas, sediado bem aos fundos das instalações da ECA - Escola de Comunicações e Artes, da USP.

"Prepare seu coração" é o nome da peça, numa alusão ao verso de Disparada, música de Geraldo Vandré e Theo de Barros, vencedora do Festival da Record em 1965. Os ingressos são entregues gratuitamente uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria local; por R$ 1,00, você pode adquirir o programa e mergulhar literalmente nesse cenário que reconstrói em duas horas um panorama histórico do período compreendido entre 65-68, através de algumas das mais representativas páginas da nossa MPB. Digo literalmente porque, no fundo do palco, existe uma arquibancada que cria um clima interativo entre artistas e platéia, com jeito de teatro de arena, tão popular na época.

Os atores, ao todo 18, integrantes da Turma 57 da EAD, dão um banho de interpretação neste musical que recria o clima dos Festivais, perpassando a Bossa Nova, a Jovem Guarda - e até mesmo a Velha Guarda, nas citações oportunas de Elza Soares e Vicente Celestino. O texto inteligente e perspicaz de Mário Viana e Fábio Torres, sob a batuta magistral do Diretor Iacov Hilel, transforma cada ator em protagonista, dando vez e voz ao talento de cada um deles.

E haja voz para, simultaneamente, cantar, dançar e interpretar ao som de um quarteto formado por Daniel Rocha, Felipe Alberti, Guilherme Muniz e João Gabriel Fideles, do departamento de música da ECA. Tudo ao vivo e em cores, muitas cores privilegiadas pela cenografia, figurinos e adereços de Rafael Rios, Paulo Basilio e Jonas de Moraes.

Ao ver tantos talentos assim reunidos, fico com um pouco de dó daquela emissora que, em sua escolinha de atores, se preocupa apenas em divulgar rostinhos bonitos a fim de perpetuar a fidelidade do público teen. No embalo dessa comparação quase descabida, penso também que "Prepare seu coração" é, sem dúvida, um espetáculo perfeito para combater o tédio que a programação televisiva nos imprime às tardes de domingo, não apenas pela gratuidade (até o estacionamento é grátis), mas por ser o tipo de obra que, apesar divertir, também faz pensar. Contudo, se preferir, pode optar por assisti-lo de quarta a sábado, com início às 20h30.

Beleza e leveza inscrevem o retrato de uma época um tanto sombria da nossa história sem mergulhar nas profundezas de seus horrores, dosando a força e determinação daquela juventude com a inocência de seus sonhos e atitudes para a construção de um país melhor.

Quem ainda não viu, precisa apressar-se, pois as apresentações se encerram em 2 de março. E, para finalizar, não resisto em transcrever abaixo o nome de cada um dos atores, na certeza de que, futuramente, poderei dizer, com orgulho, que fui das primeiras a desfrutar de seus múltiplos talentos no cenário da minha amada ECA.

Imagens: Mauro Rubens da Silva captadas com celular

Quem: Grupo 57 da EAD
Antonio Vanfill, Carla Martelli, Carolina Bianchi, Fernanda Camargo, Jairo Leme, Jerônimo Martins, Júlia Hardy, Kelly Jardim, Leandro Goddinho, Leonardo De Vitto, Lucas Valadares, Marcos Feitosa, Paula Bega, Potiguara Novazzi, Valdir Grillo, Vanessa Pietro, Vânia Vaitekas, Viviane Marques.
Onde:
Teatro Laboratório da ECA/USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J nº 215
Cidade Universitária – São Paulo/SP(11) 3091-4376
Quando:
De quarta a domingo, a partir das 20h30 (aos domingos às 19h00).
A BILHETERIA ABRE 1 HORA ANTES DO ESPETÁCULO
Espetáculo recomendado para maiores de 14 anos
Duração 140 minutos com intervalo de 15 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!