terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Começou!!

Foi dada a largada para a aventura Campus Party, o maior encontro mundial de comunidades da Internet. Desde o meio-dia de ontem, uma multidão de internautas aportou no Pavilhão da Bienal trazendo desktops, monitores, notebooks, celulares e câmeras de última geração, além de rudimentares colchonetes e outros apetrechos básicos para o clima de acampamento, roupas confortáveis e muita vontade de compartilhar e adquirir conhecimentos relacionados às mais variadas áreas da informática

Mas, o que motiva esse público jovem, a maioria na faixa dos vinte e poucos anos, a percorrer grandes distâncias, dormir em pequenas barracas e mergulhar nesse ambiente tecnológico com tanta vontade e determinação? Ao contrário do que alguns pudessem suspeitar, não se trata de um bando de nerds tímidos, feiosos e mal ajambrados. A moçada é alegre, bonita, comunicativa e cheia de atitude, seguindo à risca o lema adotado pela versão brasileira da festa que apregoa que "a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas".

Como os amigos Deimes e Emília: ele, 20 anos, coordenador de um estúdio multimídia em Joinvile, tem especial interesse nas áreas de criação e software livre; ela, 19, estudante de História da Arte, em São Paulo, declara-se simplesmente uma macmaníaca - referindo-se ao fabricante de computadores e não à rede de fastfoods - sem preferência por qualquer das áreas representadas no evento.

Inclusão digital é o tema que atrai Abacate, 25 anos, de Caxias do Sul, Marcos, 30, e Tibério, 22, ambos de São Paulo. Software livre é o assunto preferido por 9 entre 10 entrevistados, mostrando que a moçada está consciente de que é saudável encontrar alternativas para fugir das armadilhas de Bill Gates e, de certo modo, socializar a informação e seus meios de disseminação e divulgação.

Da esquerda para a direita: amigo anônimo, Tibério, Emília, Deimis, Marcos, outro anônimo e Abacate. Fotos: Regina Azevedo.

Mas são muitos os temas privilegiados no encontro, divididos em dez áreas: Astronomia, Games, Robótica, Criação, Modding, Simulação, Desenvolvimento, Música, Blogs e Software Livre. Aos poucos vamos juntos desvendando cada uma delas. Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!

Bem-vindos ao nosso blog!
Um espaço para a divulgação de nossas idéias, sentimentos, informações e impressões.
Deixe seus comentários e sugestões, sua opinião faz diferença:
reginama@uol.com.br
Abracinho de 1 minuto!!!